participante

Edeliane Souza dos Anjos
Marilange de Souza Barbosa

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Biografia de Al-khwarizmi



O matemático, astrônomo e Geógrafo Abu Jafar Muhamed Ibn Musa Al-khwarizmi, nasceu na Pérsia por volta de 780 d.c e teve como ano de sua morte 850 d.c, tendo assim 70 anos de idade. O que se sabe sobre a vida desse homem é muito pouco, contudo, existem suspeitas de que ele e possivelmente sua família eram originários de Khowarezm, na região da Pérsia. Ele fez parte da lista dos primeiros matemáticos a trabalhar na Casa da Sabedoria em Baghad por vinte anos. Ele trabalhou como faxineiro de uma biblioteca das ciências, onde além de trabalhar ele aproveitava para estudar.
Al-khwarizmi também foi um grande e importante escritor, ele desenvolveu obras sobre álgebra, aritmética, astronomia, calendário e geografia, e há quem diga que o mesmo desenvolveu trabalhos sobre o astrolábio e sobre o relógio solar. Depois disso surgiram outros trabalhos voltados para a matemática, e para isso houve influencias de trabalhos realizados anteriormente, o que foi à casa da álgebra e da aritmética.
Al-khwarizmi escreveu um livro chamado Sobre a arte hindu de calcular, explicando com detalhes como funcionavam os dez símbolos hindus.
Com o livro de Al-khwarizmi, matemáticos do mundo todo tomaram conhecimentodo sistemade numeração hindu. Os símbolos 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 ficaram conhecidos como a notação de Al-khwarizmi,de onde se originou  o termo latino algorismus.Dai o nome algarismo.
São estes números criados pelos matemáticos da Índia e divulgados para outros povos pelo árabe Al-khwarizmi que constituem o nosso sistemade numeração decimal. Dai serem conhecidos como algarismoindos-arábicos. Onde o sistema indo-arábico é um sistema numérico decimal que agrupa as unidades de mesma ordem de grandeza de 10 em 10, trocam-se 10 unidades por uma unidade de ordem de grandeza imediatamente superior. Esse sistema também é posicional, pois os algarismosassumem diferentes valores dependendo da posição que ocupam no numero.
Na sua obra sobre aritmética encontram-se textos que introduz os nove símbolos indianos para representar os algarismos e um circulo para a representação do zero. Alem de tudo explica como escrever um número no sistema decimal de posição usando esses dez símbolos e continua explicando questões que envolvem cálculos, e mais precisamente, questões que envolvem as quatros operações fundamentais da matemática, alem de outros tipos de operações que envolvem números.
Al-khwarizmi foi o principal responsável pela criação da álgebra sendo o primeiro a escrever sobre álgebra.

2 comentários: