participante

Edeliane Souza dos Anjos
Marilange de Souza Barbosa

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A importância da biografia para nossa formação como professores.



Ao estudar a biografia de um autor, passamos a compreender a sua vida e o que o motivou a seguir aquele determinadocaminho ou linha do pensamento. Também este estudo é importante para que possamos entender os acontecimentos daquela época e mais ainda, para que possamos perceber a grande contribuição que este determinado autor deu e ainda dá no que se refere ao desenvolvimento da sociedade, seja social ou intelectualmente, onde os formandos possam comparar os efeitos provocados por esses autores em tempos anteriores com o tempo atual e que também possam se inspirar neles para dar continuidade nas suas formações acadêmicas.
Trabalhar com a biografia de matemáticos é muito importante, pois através da biografia de matemáticos podemos conhecer o desenvolvimento histórico da matemática. Uma história construída pelo homem de maneira não-linear, num caminhar cheio de incertezas, intuições, tentativas, erros e acertos. A partir do conhecimento das dificuldades enfrentadas nessa caminhada, temos uma melhor compreensão das dificuldades enfrentadas por nós professores, ao percorremos um caminho com os mesmos obstáculos. Não podemos ignorar que estamos imerso nesse processo de evolução do conhecimento, ou seja, fazemos parte da cultura em construção.
           Muitos autores trazem muitas ideias referente ao processo de ensino e aprendizagem, e muitas dessas idéias nasceram como uma critica ás didático tradicionais e formam, hoje uma nova didática, onde essas novas didáticas da prioridade e importância de considerar  o aluno sujeito  ativo da sua própria aprendizagem,contrapondo a ideia  de que o professor é o único que sabe tudo.
No entanto é muito importante estudar a biografia de um autor para o aperfeiçoamento da nossa pratica docente, além de obtermos conhecimentos científicos e da vida do autor.

2 comentários:

  1. Que bosta de texto é este aí em cima gente????? Ainda tem a peitice de se assinar como graduandos de licenciatura????? Como assim???? Pra onde vai este nosso país????
    Culpa de quem???? Dos formandos é que não é, mas do Sistema que não proporciona Educação, não forma Professores gabaritados!!!!! Sem querer entrei nesse link e fiquei chocada!!!!!! Que tristeza!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comunicado do INSS as doenças psicológicas vão dar aposentadorias

      Excluir